Como iniciar um blog em 4 passos

Gerenciar um blog levará muito tempo e trabalho, mas iniciar um é relativamente fácil. Você pode colocar seu novo blog em seu site no lugar seguindo estas etapas.

Etapa 1: escolha seu nicho

Antes de começar a nomear seu blog e construir seu site, você deve decidir sobre o que realmente vai escrever. Este será o seu nicho .

Um nicho de blog de um site é mais do que apenas um tópico ou segmento de mercado. É sobre como você abordará esse tópico, seu histórico exclusivo e o público com o qual você está falando. Seu nicho dará ao seu blog um foco, ajudará a orientar o design do seu site e iluminará o valor exclusivo que você está dando aos seus visitantes.

Se você está iniciando um blog para ajudar a promover o site da sua empresa , o nicho do seu blog precisa estar diretamente vinculado ao que você vende. Uma loja de animais começando um blog sobre futebol não faz muito sentido.

Se você deseja criar uma marca pessoal, pense no que você está interessado e quais são seus objetivos. Você quer que seu blog o ajude a conseguir um emprego ou encontrar clientes? Em caso afirmativo, certifique-se de estar cobrindo tópicos relevantes para o tipo de empresa e pessoas com as quais deseja trabalhar e para o que espera ser contratado.

Se você deseja iniciar um blog para compartilhar seus pensamentos sobre um tópico pelo qual é apaixonado, não precisa pensar de forma tão estratégica (a menos que seu objetivo final seja monetizá-lo). Mas ainda sente-se para trabalhar os principais tipos de tópicos que você deseja abordar e o ponto de vista que deseja representar. Adicionar mais um blog ao mundo sobre comida provavelmente não atrairá tantos seguidores quanto descobrir um ponto de vista mais específico, como fazer alimentos antialérgicos que as crianças comam. Há um público específico por aí procurando por esse conteúdo, eles têm mais probabilidade de encontrar você do que o público muito maior de pessoas que comem comida.

Etapa 2: pesquise seu espaço

Comece a pesquisar tópicos que você pretende cobrir em seu blog para ver o que aparece. Preste atenção especial aos blogs que têm artigos sobre vários tópicos relacionados. Passe algum tempo em cada um desses sites e preste atenção em:

  • As principais áreas de tópicos que eles cobrem (na maioria das vezes, você as verá listadas como categorias no menu do blog, no rodapé ou ao lado)
  • Quanto tempo suas postagens de blog tendem a ser
  • Se os títulos seguirem alguma estrutura comum
  • Como as próprias postagens do blog são estruturadas (quantas seções as postagens do blog têm, com que frequência usam marcadores e listas numeradas etc.)
  • Quaisquer outros tipos de mídia que tendem a incorporar (vídeos, imagens, infográficos)
  • As postagens de blog que são as mais populares (alguns blogs as destacam em uma barra lateral, às vezes você pode dizer com base no número de comentários)

Ao verificar os sites concorrentes, procure por lacunas no que eles têm a oferecer. Você pode fornecer algo que nenhum desses outros blogs fazem? Mas ao mesmo tempo que você pensa em como diferenciar, anote o que eles estão fazendo que está funcionando. Procure tendências nos tipos de postagens, títulos e tipos de conteúdo que o público (e os mecanismos de pesquisa) parecem mais gostar.

Etapa 3: dê um nome ao seu blog

O nome do seu blog deve sair do seu tópico. Idealmente, você deve escolher algo descritivo e memorável, para que seus leitores saibam imediatamente sobre o que é o seu blog. Isso pode ser complicado, pois você precisa escolher algo que ainda não tenha sido levado.

Reserve algum tempo para anotar palavras-chave relacionadas ao seu nicho, bem como quaisquer palavras aleatórias que vierem à mente. Por exemplo, um blog de viagens não precisa ter a palavra “viagem” no domínio. Você pode usar palavras relacionadas como viagem, desejo de viajar, expedição, turnê, voo e muito mais.

Para manter as coisas consistentes, você vai querer que o nome do seu blog e o nome do seu domínio sejam os mesmos. Isso ajuda a manter seu site congruente e torna mais fácil para as pessoas que gostam do que lêem lembrar e encontrar você. Isso significa que você terá que escolher um nome de domínio que corresponda à premissa do seu blog desde o início.

Depois de ter algumas ideias, comece a usar uma ferramenta de pesquisa de domínio para pesquisar o que está realmente disponível. A ferramenta de pesquisa mostrará se o domínio de sua escolha está disponível e, se não estiver, fornecerá algumas sugestões relacionadas que estão. Isso inclui mostrar várias extensões de nome de domínio que você pode comprar. A extensão de nome de domínio mais comum é .com, mas blogs de sucesso foram criados usando uma variedade de extensões como .net e .co.

Depois de encontrar um nome de domínio disponível e com a extensão desejada, vá em frente e registre-o. Você não quer que outra pessoa compre enquanto você ainda está nos estágios de planejamento.

Etapa 4: crie seu calendário de conteúdo

Agora que você tem uma ideia geral do que seu blog irá cobrir, é hora de ser específico. Fazer seu blog funcionar será muito mais fácil se você criar um calendário editorial com antecedência. Saber sobre o que você vai escrever irá ajudá-lo a obter algum impulso para que você não caia antes mesmo de realmente começar.

Comece decidindo sobre alguns tópicos principais ou “baldes de informações” sobre os quais escrever. A menos que você esteja pronto para ser o Walmart ou a Amazon dos blogs, você não pode saber ou escrever sobre tudo. Restrinja seu foco aos tópicos mais importantes dentro do seu nicho: aqueles sobre os quais você realmente conhece ou está interessado em aprender.

Limitar seu foco fará algumas coisas:

  1. Isso ajudará você a identificar artigos de blog para escrever
  2. Um site organizado ajudará seus leitores a entender rapidamente o tema do seu blog para atrair visitantes repetidos

Por exemplo, se você está começando um blog de estilo de vida, seus tópicos principais podem ser viagens, moda e planejamento de festas. Ou se você está começando um blog sobre pesca, seus tópicos principais podem ser pesca em alto mar, pesca na baía e revisões de equipamentos.

Agora que você conhece os principais tópicos do seu blog, crie um calendário de conteúdo.

Um calendário de conteúdo (às vezes chamado de calendário editorial) é um cronograma de publicação. Você pode usá-lo para rastrear atribuições, datas de vencimento, tipos de conteúdo, canal de distribuição e datas de publicação. Em última análise, um calendário editorial é uma ferramenta de planejamento que ajuda você a publicar conteúdo em uma programação regular e considerar eventos e temporadas oportunos conforme planejado.

Compartilhe nosso post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Solicitar Orçamento

como-fazer-criar-um-site-gratis
seo-otimizacao-de-site-para-buscas
modelos-de-sites-padrao-prontos-simples
criacao-de-sites-completos-responsivos-otimizacao
hospedagem-de-sites-campinas-sao-paulo-sp
manutencao-e-atualizacao-para-sites-mensal

Precisando fazer a criação de site? Entre em contato com a equipe da Projeto Web!

Nossos serviços