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Como nutrir o blog do seu site e porque investir em conteúdos nele

Saber chamar a atenção das pessoas é o grande segredo do marketing digital.

Como nutrir o blog do seu site e porque investir em conteúdos nele

Saber chamar a atenção das pessoas é o grande segredo do marketing digital. Existem várias maneiras de fazer isso. Investir em marketing de conteúdo é uma delas.

A realidade é que, hoje em dia, criar anúncios interessantes não é o suficiente. As marcas devem fornecer conteúdo verdadeiramente qualificado para reter os clientes.

A inclusão digital tornou os consumidores ainda mais exigentes. Afinal, com acesso ao Google, as pessoas podem pesquisar preços rapidamente e no conforto de casa.

Com esse cenário à frente, uma empresa que fornece dosadora de cloro tem que ser capaz de conhecer as preferências do cliente e atendê-las.

Leia o texto a seguir para entender como e por que os blogs são ótimas plataformas para atender a essas expectativas.

O que é um blog?

O formato "blog" tornou-se uma mania nos primórdios da Internet. O termo vem da combinação de "web" e "log", que pode ser traduzida como diário de rede.

Inicialmente, o conteúdo girava em torno de publicações pessoais, nas quais os usuários contavam sobre seu cotidiano e podiam se comunicar com outras pessoas por meio da seção de comentários.

Com o tempo, as empresas começaram a perceber que os blogs também eram usados ​​para compartilhar opiniões sobre produtos e serviços.

Em outras palavras, os usuários usavam o blog para obter feedback sobre instalação de ar condicionado em jundiaí antes de realizar a contratação do serviço, por exemplo.

Desde então, as marcas começaram a investir nesse nicho. Hoje, duas décadas depois, os blogs profissionais estão plenamente consolidados como um formato de sucesso para levar conteúdo qualificado aos consumidores.

Isso é parte integrante de uma estratégia focada em gerar valor para o cliente através de canais diferentes da publicidade convencional. Existe até um termo para essa prática: marketing de conteúdo.

Continue lendo para entender a importância dos blogs para o marketing digital!

Por que ter um blog corporativo?

O primeiro ponto a se considerar ao iniciar uma estratégia de marketing digital é como ganhar visibilidade na web.

Uma pesquisa rápida é mais do que suficiente para o Google exibir centenas ou milhares de resultados de uma só vez.

Nessa dinâmica, é importante que os links da empresa de cobrança condominial apareçam no topo dos resultados de pesquisa para garantir uma boa visibilidade.

Criar um blog tem o potencial de ajudar muito no processo de ranqueamento feito pelo Google. Os links populares são aqueles que apresentam características ​​como:

  • Conteúdo original;
  • Design responsivo e funcional;
  • Uso de palavras-chave;
  • Boa taxa de cliques.

A partir daí, você já começa a entender a importância dos blogs. Explore os tópicos a seguir para mais detalhes.

Reputação

As marcas que postam conteúdos educativos sobre os produtos e serviços que oferecem mostram mais conhecimento e profissionalismo.

Nada pode ser mais eficaz do que manter os clientes e demais interessados informados sobre a endoscopia em cachorro, por exemplo, se for algo dentro do segmento animal.

Um plano de comunicação com esse foco faz com que a empresa se transforme em referência naquele assunto.

A credibilidade e autoridade da empresa aumentam, junto com a tão valorizada taxa de conversão.

Público mais qualificado

O blog corporativo também é uma oportunidade para mostrar ao público todos os detalhes e características de um caibro de madeira preço, por exemplo.

O acesso à informação de qualidade é um dos fatores mais influentes nas decisões de compra.

Aproveite a sede de informação para divulgar a marca com mais qualidade. Como apontamos no início, ficar entre os primeiros resultados dos buscadores é essencial e o blog é o caminho para isso.

Ciclo de vendas mais curto

As pessoas nem sempre estão totalmente prontas para comprar uma meia para andar de bike já no primeiro contato com a marca.

Mas isso não significa que a empresa tem que desistir de convertê-las, pelo contrário. Quem mantém um blog atualizado regularmente vai atrair a atenção de potenciais consumidores ao longo do tempo.

Mesmo que um determinado seguidor ainda não tenha feito nenhuma compra, ele continuará tendo acesso às postagens nas redes sociais.

É essa dinâmica que aumenta as chances de conquistar clientes pouco a pouco. Então, no momento certo, a venda vai acontecer. Esse fenômeno dá um impulso muito bem-vindo a todo o ciclo de vendas.

Frutos contínuos

Mesmo que o blog de uma academia com natação zona norte sp não esteja ativo, os posts antigos ainda continuarão aparecendo nos resultados de busca.

Isso significa que a qualidade do ranqueamento continuará influenciando a relevância da empresa na Internet.

Trata-se de um modelo diferente de como funciona a publicidade digital, que precisa de investimentos renovados constantemente para continuar a gerar resultados.

Se o blog ainda estiver online, o tráfego não vai parar (e vice-versa). Ou seja, a empresa vai estar atraindo pessoas gratuitamente.

Dicas para nutrir seu blog corporativo

Os benefícios de usar essa plataforma com foco em marketing digital são muitos. Alguns parâmetros precisam de atenção para que a estratégia funcione plenamente.

Para isso, separamos dicas importantes para construir um blog corporativo de sucesso. Acompanhe os tópicos abaixo e saiba o que você precisa fazer para impulsionar empresas de estacionamento em são paulo na web, por exemplo.

Conheça as regras de SEO

As regras de Search Engine Optimization (SEO) possibilitam que você desenvolva conteúdo relevante de acordo com os algoritmos dos motores de busca.

Não basta escrever um artigo completo sobre um tema pertinente para a sua base de clientes. Você precisa otimizar o artigo para que ele alcance o público mais amplo possível.

Os aspectos avaliados para determinar a relevância do conteúdo de acordo com o SEO incluem:

  • Tamanho do texto;
  • Título cativante;
  • Meta descrição;
  • Texto alternativo nas imagens do conteúdo.

Essas não são as únicas regras de SEO. Existem vários outros elementos que os algoritmos do Google analisam na hora de definir o rankeamento.

Crie conteúdo interativo

Os blogs devem motivar os leitores a se envolver com o conteúdo. O primeiro passo para garantir isso é conhecer o perfil do público que a empresa está tentando atingir.

Informações como classe social, idade, interesses e preferências têm grande influência na definição da linguagem a ser aplicada.

O uso de recursos adicionais, como imagens e vídeos, também está incluso nessa dica. Em outras palavras, crie conteúdo que seja interessante o suficiente para capturar a atenção do visitante.

Monitore os resultados

Todo plano de comunicação deve ser monitorado continuamente. A recepção do público é o que determina o que será alterado e o que vai continuar ao longo do tempo.

Existem várias ferramentas virtuais projetadas para essa atividade. Plataformas como Google Analytics, SEMRush, Majestic SEO e Stage Analyzer são utilizadas para medir os resultados das postagens, entre outras funções.

Com eles, a equipe de marketing digital pode verificar métricas como:

  • Origem do tráfego;
  • Tempo de navegação;
  • Tempo de carregamento da página;
  • Taxa de cliques;
  • Tipos de ações feitas na página.

A grande abrangência de informações dessas ferramentas faz delas importantes aliadas nas estratégias de marketing de conteúdo.

É um suporte muito necessário para os profissionais da área, pois, com acesso aos dados listados acima, os resultados podem crescer cada vez mais.

Faça link building

Ninguém constrói uma reputação notável na internet totalmente sozinho(a). Há práticas muito populares que envolvem dois ou mais sites. É o caso do link building.

Além de todos os elementos abordados até aqui, os algoritmos do Google identificam as páginas mais citadas em outros domínios para definir o ranqueamento.

O link building nada mais é do que conquistar menções em domínios qualificados para aumentar a pontuação SEO e, assim, se tornar mais relevante nos resultados de busca.

Uma forma de ser mencionado (e mencionar) é por meio dos guest posts, postagens redigidas por autores convidados em sites de terceiros.

Esse tipo de parceria amplia o público do website e contribui muito para a pontuação SEO.

Mas tome cuidado: o Google rastreia links presentes em sites suspeitos e diminui o ranqueamento da página por causa disso. Então, sempre se associe a empresas idôneas e de credibilidade.

Tenha um cronograma de posts

Você certamente conhece aquele ditado que diz “quem não é visto não é lembrado”. Ele pode ser aplicado ao marketing de conteúdo também!

Para ter uma boa taxa de conversão e construir um público fiel, a empresa precisa estar fixada na memória das pessoas.

No âmbito do marketing de conteúdo, isso significa que o blog e as redes sociais precisam ser atualizados com frequência.

O ideal é fazer um cronograma prevendo todas as postagens do mês, por exemplo.

Não é necessário postar diariamente, mas é essencial fazer atualizações constantes, como semanais. Assim, as pessoas podem interagir com a marca mais vezes.

Hoje em dia, ter um blog é sinônimo de ser um profissional da internet. Não é à toa que existem tantas possibilidades e oportunidades de negócio relacionadas a essa plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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